Acompanhar as tendências de marketing digital deve ser uma tarefa recorrente para quem utiliza essas estratégias.
Seja você um profissional de marketing ou um empreendedor buscando novas soluções para o seu negócio, o marketing digital é uma das principais ferramentas da atualidade.
Contudo, para tornar essa ferramenta ainda mais completa é necessário entender suas tendências e como elas afetam as suas escolhas.
Vamos conferir as principais tendências de marketing digital em Portugal neste post!
Tendências de marketing digital em Portugal
- IA no marketing digital
O marketing digital é uma das áreas com mais novidades e mudanças, fazendo ser necessário se manter atualizado.
Por isso, as empresas devem estar cientes de algumas tendências de marketing digital para se manterem à frente da concorrência.
Uma tendência de marketing digital que já está chamando bastante atenção e sendo utilizada é a inteligência artificial (IA).
A IA pode ser usada para várias tarefas no marketing digital, como ajudar as empresas a criar conteúdo mais personalizado para seus clientes ou auxiliar na publicidade direcionada.
As empresas que utilizam IA de forma eficaz em seus esforços de marketing digital terão uma vantagem distinta no próximo ano.
Aqueles que não adotarem essa tecnologia, provavelmente ficarão para trás à medida que a IA se tornar mais essencial para o sucesso das campanhas de marketing digital.
- Conteúdo em vídeo é essencial
Com o TikTok ganhando popularidade nos últimos anos, principalmente entre os grupos demográficos mais jovens, o conteúdo de vídeo curto está se tornando cada vez mais popular em outras plataformas, como Instagram, YouTube e Facebook.
Todos os tipos de empresas podem usar esse formato para envolver seu público de maneira eficaz.
Considerando que cerca de 92% das pessoas em Portugal assistem a vídeos, essa tendência de marketing digital desponta como uma das mais significativas.
Ademais, conteúdos de vídeo em formato mais longo e transmissões ao vivo também estão mais populares do que nunca.
O que isso significa para as empresas? Você precisa começar a usar o vídeo como parte de sua estratégia de marketing digital.
- Use o vídeo para contar a história da sua marca. Os consumidores estão procurando marcas com as quais possam se conectar em um nível pessoal. Os vídeos são uma excelente maneira de humanizar sua marca e criar essa conexão.
- Aproveite as ferramentas de vídeos das redes sociais, como Reels, por exemplo.
Saiba mais: O que é Inbound Marketing e como fazer em Portugal hoje
- Personalização
A personalização está se tornando mais importante no marketing digital. Ao fornecer experiências personalizadas, você pode construir relacionamentos mais fortes com seus clientes e se destacar da concorrência.
Você pode aproveitar dados e IA para criar conteúdo personalizado e ofertas adaptadas às necessidades individuais do cliente.
Portanto, a personalização de seu conteúdo e atendimento pode ser um diferencial para sua empresa mesmo quando ela for de pequeno porte.
Saiba mais: Como Melhorar o Conteúdo do seu Site em Portugal
- Marketing omnichannel
Com cerca de 90,6% da população usando as redes sociais em Portugal, ter uma estratégia de marketing completa é essencial.
O cliente moderno prefere personalização e conveniência ao preço. Eles valorizam a experiência do cliente sobre o produto, tornando imperativo que as empresas usem o marketing omnichannel.
O marketing omnichannel permite que as empresas ofereçam uma experiência de usuário perfeita em todos os canais.
Essa é uma tática de marketing que garante que os clientes se envolvam e tenham uma experiência positiva em cada canal.
Ela mapeia as personas dos clientes e considera a jornada que um cliente faz com uma marca em várias plataformas e dispositivos para criar uma experiência excepcional ao longo da jornada do comprador.
- Conteúdo de marca
Essa forma de marketing de conteúdo está ganhando força rapidamente no cenário do marketing. O conteúdo de marca refere-se ao material de marketing que não envolve publicidade tradicional.
Esse tipo de conteúdo, pode incluir artigos, vídeos e podcasts que agregam valor relevante aos clientes. Ao contrário dos anúncios que se concentram na venda, o conteúdo de marca informa, educa e inspira.
Aqui, o principal objetivo é gerar engajamento por meio do conteúdo. Ele se concentra em contar uma história para evocar uma resposta emocional, misturando o propósito da marca e a mensagem na narrativa.
Criar conteúdo que informe e divirta seus clientes em potencial é uma das principais tendências do marketing digital e com maior potencial de evoluir e se tornar a principal forma de divulgação.
Comece apostando no conteúdo de marca através da personalização de conteúdo na gestão de redes sociais!
Saiba mais: Como usar a gestão de redes sociais para alcançar público
Devo implementar todas essas tendências?
Como você pode observar, existem várias tendências emergentes no marketing digital, considerando isso, é normal ter dúvidas se é certo implementar todas elas ou não.
O certo a se fazer é analisar essas tendências que elencamos acima e distinguir quais delas serão mais benéficas para sua empresa.
Aqui na nossa agência, oferecemos diferentes serviços de marketing que ajudam nossos clientes a crescerem e encontrarem seus próprios clientes.
Nossos planos tendem a ser bastante completos, sejam eles focados nas redes sociais ou na criação de um site.
No entanto, é importante notar que algumas dessas tendências de marketing digital são mais importantes, como a personalização e o conteúdo de vídeo atualmente.
Portanto, se estiver com dúvidas sobre quais tendências focar agora, essas duas são uma ótima opção!
Melhore sua estratégia de marketing digital com a DUNA
É sempre difícil identificar tendências emergentes de marketing digital. No entanto, é essencial identificá-las porque ajuda você a ficar por dentro das novidades e se adaptar às inovações.
Você precisa de conhecimento e experiência para identificar tendências, por isso, é melhor recorrer a profissionais com experiência na área.
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