Redes Sociais para empresas: Vantagens e Desvantagens

Conhecer as vantagens e desvantagens das redes sociais para empresas é importante dentro de uma estratégia de marketing de uma empresa.

Como as redes sociais geraram novas dinâmicas de comunicação, entretenimento e gestão de negócios, as empresas que querem se destacar devem estar familiarizadas com essas mídias e as utilizando ao seu favor.

No entanto, para que esse plano dê certo, é muito importante conhecer as vantagens e desvantagens das redes sociais para empresas.

Algumas das vantagens que essas plataformas oferecem são a interatividade, a variedade de formatos ou a facilidade de divulgação de ideias, ou projetos ao nível profissional.

No entanto, por outro lado, as redes sociais nos mostra alguns inconvenientes como exposição excessiva de privacidade, situações de assédio ou tentativas de fraude.

Dada a crescente evolução do mundo digital, devemos estar atentos às vantagens e desvantagens das redes sociais para empresas para tomar melhores decisões quanto ao seu uso.

Redes Sociais para empresas: Vantagens e Desvantagens

O que são redes sociais?

As redes sociais para empresas desempenham um papel fundamental, sendo as plataformas mais conhecidas e utilizadas, como o Facebook, Twitter, YouTube e Instagram, amplamente reconhecidas pelo público em geral.

Cada uma dessas plataformas tem suas peculiaridades, mas todas compartilham o mesmo propósito: facilitar a troca de informações e fortalecer conexões.

Em um contexto corporativo, as redes sociais se transformaram em espaços virtuais estratégicos, onde empresas e marcas podem estabelecer uma presença memorável e relevante.

Elas proporcionam um meio de comunicação direta com o público, permitindo uma interação em tempo real e a construção de relacionamentos genuínos.

As redes sociais não são mais apenas um fenômeno de interação pessoal. Elas evoluíram para uma plataforma de negócios, impulsionada por uma presença global maciça.

De acordo com um estudo da WeAreSocial, mais de 3 bilhões de pessoas estão ativas em pelo menos uma plataforma de redes sociais.

A amplitude desse público atraiu a atenção das empresas, que identificaram um novo canal para promover seus produtos e serviços.

Ao aproveitar o alcance massivo e a segmentação precisa que as redes sociais oferecem, as empresas têm conseguido gerar novas oportunidades de negócios e aumentar a conscientização da marca através da gestão de redes sociais.

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Vantagens e desvantagens das redes sociais

Ainda que as redes sociais para empresas ofereçam uma série de vantagens para as empresas, é importante saber quais são essas vantagens de fato, assim como suas desvantagens.

Dessa forma, você conseguirá tomar uma decisão fundamentada em relação a sua estratégia de marketing nas redes sociais.

Vamos ver as vantagens e desvantagens das redes sociais abaixo:

Vantagem 1: É um meio de comunicação incrível

As redes sociais permitem a comunicação por meio de texto, chats, mensagens privadas e chats de vídeo. Isso multiplica as opções de comunicação, ao mesmo tempo em que cria novas dinâmicas dependendo de cada recurso.

Por exemplo, pessoas que estão em diferentes partes do planeta podem entrar em contato por meio de um chat no Facebook, enviar vídeos entre si no Instagram ou fazer uma transmissão ao vivo em tempo real.

Portanto, as redes sociais desconhecem barreiras físicas e facilitam a comunicação sem restrições.

Desvantagem 1. Aumente a distração

Telefones celulares, tablets e computadores pessoais distraem se não forem usados ​​corretamente.

As redes sociais podem ser grandes aliadas ao nível acadêmico e profissional, mas corremos o risco de acabar por consumir conteúdos que consumam o nosso tempo, atrapalhando a rotina.

Vantagem 2. Variedade de formatos

As redes sociais contribuíram para o desenvolvimento de formatos que há alguns anos eram inexistentes.

Hoje é possível assistir a uma aula ou acompanhar um evento ao vivo através de uma live no Instagram, ter acesso a um tutorial em forma de post, stories ou galeria de imagens.

Essa é uma das principais vantagens em relação ao sucesso do marketing digital nessas plataformas, afinal, a variedade de formatos é um grande auxiliador na hora de criar e postar conteúdo de qualidade.

Desvantagem 2. Exclusão de pessoas desfavorecidas

São muitas as pessoas que, por dificuldades econômicas, não têm acesso aos aparelhos digitais.

Essa dinâmica em que as redes sociais se tornam uma ferramenta indispensável em determinadas áreas, gera o risco de excluir aqueles que não dispõem de recursos suficientes para se adaptar às novas tecnologias.

Isso também significa que a depender do público que você procura para sua empresa, pode ser que eles não utilizem ou não estejam tão familiarizados com as redes sociais, como no caso de um público mais idoso, por exemplo.

Vantagem 3. Novas formas de entretenimento

As redes sociais tornaram-se novas formas de entretenimento. Vídeos, memes, chats, chats de vídeo, gifs, transmissões ao vivo, vídeos curtos são apenas alguns dos conteúdos que podemos consumir.

Entretenimento para todos os gostos e idades, sem a necessidade de muitos recursos técnicos, além de um dispositivo móvel com conexão à Internet.

Desvantagem 3. Phishing

Existem muitos casos de pessoas criando perfis falsos, idênticos aos já existentes, para se passar por eles para obter algo em troca, desde dinheiro até informações confidenciais.

Essa prática representa um risco à privacidade do personificado e de seus contatos, pois eles não sabem que estão interagindo com uma conta impostora e podem fornecer dados pessoais.

Empresas também podem ser vítimas de phishing, principalmente com golpistas utilizando uma determinada marca para divulgar promoções, serviços e até mesmo produtos falsos.

Vantagem 4. Obtenha respostas instantâneas

Tanto para as empresas quanto para os usuários, as redes sociais permitem expressar opiniões, tirar dúvidas e dar sugestões sobre produtos ou serviços de forma direta, próxima e eficaz.

A possibilidade de receber uma resposta no momento favorece o processo de comunicação em ambos os lados da tela.

Desvantagem 4. Cyberbullying 

O cyberbullying tornou-se uma extensão de um problema que já existia no mundo offline: o bullying escolar e profissional.

Com esta prática, pretende-se humilhar e sujeitar uma pessoa a humilhação pública, seja através de mensagens ofensivas ou da publicação da sua privacidade.

Embora hoje muitas plataformas tenham ferramentas para evitar ou reduzir o impacto do cyberbullying, é um problema que ainda existe.

Vantagem 5. Elas ajudam a tomar melhores decisões

Graças às redes sociais existe a possibilidade de ler recomendações sobre lugares, eventos, produtos e serviços de interesse dos usuários.

São um canal de comunicação onde críticas, reclamações e críticas podem ser refletidas.

Dessa forma, os usuários podem conhecer as experiências negativas de outras pessoas e tomar melhores decisões sobre o local que vão visitar ou o produto que esperam consumir.

Desvantagem 5. Tendência ao isolamento social

Devido ao uso excessivo das redes sociais, as pessoas passam cada vez mais tempo sozinhas, imersas na tela e afastadas das pessoas ao seu redor.

Essa preferência por atividades online (jogos, publicações, compras etc.) gera um excesso de conexão que desconecta o indivíduo de sua comunidade.

Vantagem 6. Acesso a ofertas de emprego

Graças às redes sociais é possível aprimorar e divulgar o perfil profissional, ampliando as possibilidades de encontrar trabalho online.

Redes como o LinkedIn, criadas exclusivamente para profissionais, permitem que você exiba um currículo ou curriculum vitae.

Eles facilitam o contato com outros colegas, permitem gerar conteúdos de interesse da comunidade, participar de grupos e, claro, concorrer a vagas de emprego.

Desvantagem 6. Eles podem afetar a saúde mental

Alguns dos transtornos que o consumo excessivo de redes sociais pode gerar na saúde mental são o vício e a baixa autoestima.

O imediatismo, a sobrecarga de estímulos e a necessidade de estar sempre atualizado podem gerar dependência. Essa necessidade leva a vários problemas, como alterações de humor, distúrbios do sono ou ansiedade.

Por outro lado, as redes sociais funcionam como uma janela permanente para as vidas e experiências dos outros. A tendência de comparar a vida que é mostrada nas redes com a vida no mundo real pode gerar sentimentos de frustração que afetam diretamente a autoestima.

Vantagem 7. Maior projeção profissional

As redes sociais ajudam a gerar maior impacto e alcance em projetos profissionais.

Quem deseja que sua ideia ou projeto chegue a um maior número de pessoas pode contar com as redes sociais e os recursos que elas oferecem.

Hoje, é muito comum ver nas redes especialistas de uma área oferecendo palestras, dicas, ferramentas práticas, tutoriais, conferências e outros conteúdos em diversos formatos (postagens com texto e imagens, infográficos, vídeos etc.).

Desvantagem 7. Influenciam a reputação das empresas

A má gestão das redes sociais de uma empresa pode afetar a imagem digital e, consequentemente, a reputação da empresa.

As redes, juntamente com a página web da organização, funcionam como uma carta de apresentação no mundo 3.0. Uma má experiência do cliente no meio digital pode ser transferida para uma experiência com a marca no mundo offline.

Vantagem 8. Conheça pessoas com interesses em comum

Através das redes sociais é mais fácil conhecer pessoas com interesses semelhantes aos nossos.

Quer pretenda partilhar um hobby, ter um encontro romântico ou participar numa reunião social, existem muitas opções para conhecer pessoas com os mesmos gostos e interesses.

Desvantagem 8. Uso de dados pessoais

Existe alguma controvérsia sobre as políticas de privacidade existentes nas redes sociais, e a utilização que as empresas fazem dos dados dos seus utilizadores.

Através das permissões para acessar informações pessoais, é gerado um enorme banco de dados que é usado para fins publicitários.

Cada aplicativo pode solicitar diferentes permissões, e quase todos concordam em solicitar acesso a imagens, localização, dados telefônicos, lista de contatos telefônicos, entre outros.

O Facebook foi vinculado ao uso de dados de seus usuários sem confidencialidade e sem respeitar as políticas de privacidade.

Outras empresas, colaboradoras do Facebook, também têm acesso a esses dados, portanto, os usuários não têm controle real sobre eles.

Saiba mais: Quanto custa a gestão de redes sociais em Portugal?

Vantagens de cada rede social

Depois de aprendermos as principais vantagens e desvantagens das redes sociais, em um contexto pessoal e corporativo, é hora de conhecer as vantagens de cada plataforma.

Descubra quais são as redes sociais mais utilizadas no mundo e como você pode começar a aproveitar seu potencial agora mesmo:

  1. Facebook

Essa é a rede social número 1 do mundo. Você pode encontrar o que quiser no Facebook. Praticamente todas as marcas e grande parte das pessoas online do mundo têm um perfil ativo nessa rede.

O Feed do Facebook tem presença constante de marcas e muitos posts de usuários. Por isso, é uma boa vitrine para aumentar o reconhecimento da marca e construir uma boa reputação.

Com uma ótima gestão de redes sociais e conteúdo de qualidade, o Facebook pode ser a ferramenta mais eficaz para o marketing digital de sua empresa, se destacando entre todas as outras plataformas.

  1. YouTube

O YouTube é a maior plataforma de vídeos do planeta, e, além disso, ainda serve como um poderoso mecanismo de pesquisa, perdendo apenas para o Google.

Essa plataforma está sempre em alta, e não é à toa. Grande parte do porquê disso se deve à crescente expansão do conteúdo de vídeo no marketing digital. Isso significa que a plataforma vai muito além do puro entretenimento.

Muitas pessoas passaram a ver um canal do YouTube como fonte de renda, enquanto as empresas, encontraram um lugar para divulgar seus serviços e produtos, tanto através de anúncios, como por meio de vídeos.

  1. Instagram

O Instagram, uma plataforma dedicada a recursos visuais aliado de textos, proporciona um ambiente onde indivíduos e marcas podem genuinamente revelar sua identidade por meio de imagens e vídeos, transcendendo os âmbitos pessoais e profissionais.

Esta rede social tem um foco distinto na interatividade entre pessoas e empresas, incentivando respostas, comentários e “curtidas”, entre outras várias formas de engajamento que enriquecem a experiência dos usuários.

Além de ser um espaço de conexão, o Instagram emergiu como uma arena de comércio significativa para empresas, inclusive aquelas que operam exclusivamente online.

Mesmo para marcas sem presença física, a plataforma oferece oportunidades substanciais para impulsionar vendas e ampliar a base de clientes.

Do ponto de vista empresarial, o Instagram brilha como uma ferramenta primordial para visualmente apresentar produtos e serviços, seja através do Feed tradicional ou por meio de estratégias publicitárias assertivas.

A habilidade de exibir visualmente os atributos de um produto ou serviço permite que empresas cativem sua audiência de maneira única.

Um dos maiores destaques do Instagram é o recurso de Stories, que possibilita o compartilhamento de conteúdo dinâmico.

Empresas podem aproveitar esse recurso para apresentar aspectos mais fluidos e autênticos, como os bastidores de suas operações ou o cotidiano da equipe, adicionando um toque pessoal à marca e criando uma conexão mais profunda com o público.

  1. LinkedIn

O LinkedIn é a maior plataforma de networking do mundo. O seu uso passou a ser essencial para profissionais de diversos setores, bem como para empresas e recrutadores que procuram novos talentos.

Além disso, é um ótimo centro para conexões profissionais e construção de carreira.

No LinkedIn você encontra uma nova vaga de emprego, transforma seu perfil em uma vitrine de suas experiências profissionais e encontra especialistas em sua área para aprender ou trocar ideias.

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  1. Twitter

O Twitter, ainda que não seja tão usada como as outras plataformas mencionadas aqui, ainda possui seu lugar.

Essa rede social funciona como um ótimo canal de notícias e divulgação rápida de informações.

Mesmo que ela não seja a rede social mais completa para uma estratégia de rede social de uma empresa, o Twitter pode ser utilizado, se for dentro de um plano bem-pensado.

  1. Pinterest

O Pinterest pode ser analisado sob duas perspectivas: como plataforma de inspiração visual ou como rede social.

Basicamente, é uma rede de busca de imagens, que também permite ao usuário criar suas próprias pastas e interagir com outras pessoas.

Apesar do sucesso para uso pessoal, as ferramentas do Pinterest são desconhecidas por muitas marcas, que ainda subestimam essa plataforma.

Para impulsionar sua marca através do Pinterest existe uma série de práticas de SEO para que o conteúdo da sua marca seja relevante entre as buscas. Se bem feita, a marca pode se tornar uma ótima referência visual sobre determinado tema.

  1. WhatsApp

O WhatsApp possui mais de 2 bilhões de usuários no mundo. Isso é resultado da praticidade e instantaneidade da rede social de mensagens mais popular da atualidade.

O WhatsApp faz parte da rotina de muitas pessoas. Pode-se dizer que atualmente é uma das formas mais fáceis de nos se comunicar com outras pessoas e isso também pode acontecer nos negócios.

Através do WhatsApp Business, a relação entre consumidor e marca ficou ainda mais concreta e deve atingir um patamar torná-los ainda mais profissionais.

A opção corporativa também oferece recursos estatísticos como outras redes e informações básicas da empresa — como contatos, horário e localização.

Conclusão

Por fim, quando se trata de vantagens e desvantagens das redes sociais, o principal é saber que cabe ao indivíduo usar bem ou mal as redes sociais.

Na realidade, essas plataformas são excelentes recursos de comunicação e devem ser utilizadas de forma responsável e estratégica, principalmente para empresas.

Ao reconhecer as possibilidades que as redes sociais oferecem, você pode começar a traçar um plano de marketing mais eficaz.

Para desfrutar de todas as vantagens das redes sociais e evitar suas desvantagens, é de suma importância fazer uma boa gestão de redes sociais com profissionais capacitados.

Conheça os serviços da agência de marketing digital Portugal e obtenha mais vantagens em sua estratégia de marketing de rede social!

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