A consistência nas redes sociais é fundamental no marketing digital, aderir aos elementos certos é o caminho para o sucesso.
Para que seu público reconheça sua marca, você deve ser consistente. Ser consistente na representação da sua marca permite que você cresça em engajamento e alcance de público.
Do tom de voz usado nas mensagens à estética de seus perfis, você precisa ser reconhecido para ganhar força entre seu público-alvo.
Entenda tudo sobre a consistência nas redes sociais neste post!
Por que a consistência nas redes sociais é importante?
A consistência nas redes sociais de sua marca é um fator crucial para que o marketing nessas plataformas funcione de forma bem-sucedida.
Esse fator garante que a sua marca seja reconhecida como algo homogêneo por meio de todas as plataformas que você utiliza.
Ademais, a consistência nas redes sociais torna mais fácil para o seu público-alvo se familiarizar com a sua marca.
Portanto, se você deseja que sua marca seja reconhecida, a primeira coisa que você deve fazer, depois de decidir a sua identidade visual, é garantir que ela seja consistente em todos os canais que você utiliza.
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Elementos que fazem a diferença na consistência nas redes sociais
Consistência nas redes sociais: tom de voz da marca
Para ser consistente no tom usado nas mensagens de mídia social, você deve primeiro entender com quem está falando ao enviar essas mensagens.
Idade, localização geográfica, gênero, interesses, aspirações – cada um desses segmentos de grupos de pessoas e saber para qual grupo você está falando permite que você escolha um tom de voz que seu público entenderá.
A consistência na maneira como você se comunica online pode permitir que as pessoas reconheçam sua voz da mesma forma que você reconhece a voz de seu amigo quando ele diz “olá” pelo telefone.
O reconhecimento da marca é necessário para construir um público fiel e seguidores nas mídias sociais, portanto, seja fiel à sua marca. Você sabe quem você é, o que faz e por que isso é importante para as pessoas.
É um ato de equilíbrio. Procure se comunicar de uma maneira que permaneça fiel à sua marca e, ao mesmo tempo, ressoe com seu público.
Manter sua missão, visão e valores em mente ao selecionar sua voz e o conteúdo de suas postagens pode ajudar a criar o equilíbrio e a consistência necessários para um bom marketing nas mídias sociais.
Saiba mais: Como usar a gestão de redes sociais para alcançar público
Consistência nas redes sociais: conteúdo de qualidade
Não se disperse no que você compartilha nas redes sociais. Mostre o que você sabe e compartilhe o que seu público achará relevante para suas vidas.
Você deseja obter uma resposta de seu público, para atraí-los naturalmente e levá-los a se envolver com o conteúdo que você cria e compartilha.
Ao compartilhar o conteúdo de outras pessoas nas mídias sociais, considere a fonte antes de retuitar ou clicar em “compartilhar” no Facebook.
Suas postagens devem ser precisas e éticas no conteúdo, o que significa que você precisa garantir que as notícias compartilhadas por você venham de uma fonte precisa e ética.
Verifique novamente se uma notícia é precisa, verificando o artigo ou postando em outras fontes online.
Se outras fontes confiáveis confirmarem que essa notícia é verdadeira, provavelmente é seguro compartilhá-la.
Se o seu conteúdo compartilhado é consistentemente confiável, você também é. Pense nesta etapa extra na verificação de informações como uma forma de proteger sua marca e reputação.
Consistência nas redes sociais: frequência de postagens
Encontre um equilíbrio ao postar conteúdo. Certifique-se de que você não está postando muito de um determinado tipo de conteúdo e não o suficiente de outro.
Por exemplo, postar vídeos sobre dicas de manutenção doméstica duas vezes ao dia, todos os dias, pode causar um desequilíbrio com suas outras postagens, como vendas de casas ou informações sobre sua empresa que saem apenas uma vez por semana.
Depois de encontrar um bom equilíbrio na quantidade que você publica para diferentes tipos de conteúdo, seja consistente ao compartilhar esse conteúdo.
Ter uma gestão de redes sociais de postagem garante consistência quando você publica e o que compartilha. Programe as postagens de cada dia para cada canal de mídia social e certifique-se de cumpri-lo.
Publique nas redes sociais todos os dias. O alcance orgânico, que é o número de pessoas que você alcança sem pagar para impulsionar um anúncio ou postagem, pode atingir apenas uma certa quantidade de pessoas.
Cada vez que você postar é outra oportunidade de alcançar seu público. Postar todos os dias de forma estratégica e consistente maximiza seu alcance orgânico.
Saiba mais: Como usar a gestão de redes sociais para alcançar público
Consistência nas redes sociais: estética consistente
Mantenha suas postagens em um comprimento apropriado. Postagens muito longas podem ser pesadas e esteticamente desagradáveis.
O mesmo vale para o uso excessivo de hashtags nas postagens. As hashtags são uma ótima maneira de entrar na conversa em torno de um tópico de tendência, mas muitas podem ser confusas e ineficazes.
Uma boa regra é que o número de palavras em sua legenda seja maior do que o número de hashtags usadas na mesma postagem.
Seu perfil precisa ter apelo visual. As pessoas são criaturas visuais e são naturalmente atraídas por visuais esteticamente atraentes.
Certifique-se de que seu perfil segue um tema. Tenha um esquema de cores para fotos e use sempre o mesmo filtro ao editar fotos no Instagram. Planos social media podem ajudar com a consistência nas redes sociais, mantendo tudo profissional e bonito.
Isso cria consistência e coordenação em suas imagens e postagens, o que tem um impacto maior nos consumidores.
Conclusão
A consistência nas redes sociais é o diferencial entre uma marca de aparência profissional e confiável de uma que aparenta ser confusa e sem identidade própria.
Para garantir que sua marca seja reconhecida pelo público, a agência de marketing digital pode te ajudar a ter conteúdo e imagens de qualidade profissional em suas redes sociais.
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