Nos últimos anos, a internet se tornou o principal meio pelo qual as pessoas pesquisam e compram produtos.
Um dos aspectos mais importantes do SEO (search engine optimization) é a otimização do site e, principalmente a velocidade do site.
Ter um site funcional e atraente não é mais opcional, é uma necessidade. Todo profissional de marketing precisa conhecer pelo menos as estratégias básicas para otimizar um site. Neste post, você aprenderá como deixar seu site otimizado!
O que é otimização do site?
A otimização do site é o processo de usar conhecimento, ferramentas e estratégias para melhorar o desempenho do seu site e ajudá-lo a alcançar uma classificação mais alta nos mecanismos de pesquisa.
O objetivo da otimização do site é direcionar mais tráfego para um site, aumentar o número de conversões e, por fim, aumentar a receita.
Muitas vezes, profissionais de marketing e empreendedores utilizam outras estratégias de marketing sem garantir que o site da empresa esteja totalmente otimizado.
No entanto, otimizar seu site pode ajudá-lo a se conectar com seu mercado de maneira eficaz e eficiente, sem pagar por anúncios.
Saiba mais: 5 dicas para fazer uma estratégia de marketing de conteúdo
Por que a otimização do site é importante?
Por que a otimização do site é tão importante? A otimização do site é uma parte crucial da criação de qualquer estratégia de marketing digital.
Um site é a casa de uma empresa na Internet e deve funcionar bem, ter boa aparência e ser bem mantido.
As vendas globais de comércio eletrônico devem atingir US$ 5,9 trilhões em todo o mundo em 2023. E mesmo que você não venda seus produtos e serviços online, a internet se tornou o local ideal para encontrar detalhes sobre empresas locais.
Quando você tem um site bem otimizado, ele trabalha para você online 24 horas por dia, 7 dias por semana, para se conectar com as pessoas que estão te procurando.
Quando os consumidores pesquisarem termos relevantes, seu site e sua empresa aparecerão. A principal coisa a lembrar quando se trata de otimização de sites não é apenas otimizar seu site para mecanismos de pesquisa, mas também para pessoas reais.
Várias estratégias diferentes se combinam para garantir que seu site seja totalmente otimizado:
- SEO
- Marketing de conteúdo
- Web Analytics
- Experiência do Usuário (UX)
- Web design e desenvolvimento
- Otimização da taxa de conversão
Saiba mais: Como Melhorar o Conteúdo do seu Site em Portugal
O que significa ter um site otimizado?
A definição técnica de “otimizado” quando se refere a sites é reorganizar ou reescrever dados ou gráficos para melhorar a eficiência da recuperação ou processamento.
O primeiro passo para ter um site otimizado é identificar o que há de errado com seu site e encontrar quaisquer problemas.
Existem muitas ferramentas disponíveis para ajudá-lo com SEO, velocidade da página, usabilidade móvel e muito mais.
As ferramentas de otimização de sites ajudam você a descobrir o que está fazendo certo e errado em seu site.
Existem ferramentas para ajudá-lo a otimizar o conteúdo existente do site e ferramentas para ajudá-lo a identificar o que está tornando seu site lento. Estas são algumas das melhores ferramentas gratuitas de otimização de sites:
- Insights de velocidade de página
A velocidade da página é essencial para o sucesso do seu site. A velocidade da página não é apenas um fator de classificação do Google, mas páginas lentas também desencorajam os visitantes de permanecer em seu site.
PageSpeed Insights é uma ferramenta gratuita oferecida pelo Google que você usa para medir o desempenho de velocidade de um site em computadores e dispositivos móveis.
A ferramenta atribui uma pontuação a cada site, em uma escala de classificação de 0 a 100. Se seu site estiver classificado acima de 90, é uma boa pontuação. Mas pontuações entre 50 e 90 podem melhorar, e abaixo de 50 é considerado ruim.
- Google Search Console
O Google Search Console é uma excelente ferramenta de otimização de sites, pois permite que você visualize o desempenho de seus sites no Google.
Também é uma ferramenta útil para solucionar problemas com seu site, corrigir problemas de indexação, solicitar indexação de novo conteúdo e vários outros recursos.
O Google Search Console também fornece dados relacionados à pesquisa, que são inestimáveis para profissionais de marketing. Ele pode informar com que frequência um site é classificado na pesquisa, quais palavras-chave são melhores e muito mais.
A criação de site Portugal reúne todos esses fatores e permite que sua empresa tenha um site otimizado, profissional, e o melhor, convertendo mais pessoas em clientes!
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