Se o seu objetivo é expandir o seu negócio online usando marketing digital, você está no caminho certo! No entanto, dentro do mundo digital, existem diversas opções de conteúdo para explorar, sendo que CPC e SEO são as mais mencionadas.
Se você está em dúvida entre a estratégia de publicidade paga ou orgânica, chegou ao lugar certo. Neste post, apresentaremos as vantagens e desvantagens de cada uma delas e, finalmente, o ajudaremos a decidir qual é a melhor escolha para o seu negócio.
Além disso, vamos explicar claramente o que é publicidade paga e SEO, para que você possa entender melhor essas duas estratégias.
Continue lendo para descobrir qual é a melhor opção para você entre CPC e SEO!
O que é SEO?
A sigla SEO (Search Engine Optimization) refere-se à otimização do mecanismo de pesquisa, que consiste em tornar o seu site mais visível para obter uma classificação elevada no Google.
Como o Google detém mais de 92% do mercado de mecanismos de pesquisa, é crucial entender o que ele procura para ter uma chance de classificação alta. Basicamente, o Google utiliza quase 200 fatores de classificação como uma lista de verificação antes de decidir onde posicionar o seu conteúdo.
Esses fatores incluem:
- tamanho do conteúdo
- otimização de imagem
- palavra-chave de destino em tags h2 e h3
- qualidade dos backlinks
- links internos
- palavra-chave no URL
- confiança do domínio
- responsividade do site
Embora essa lista não seja completa, ela apresenta alguns dos aspectos que o Google considera relevantes.
É importante levar em conta esses fatores ao criar o seu conteúdo, pois isso pode ajudar você a aparecer na primeira página dos resultados da pesquisa.
Saiba mais: Como Melhorar o Conteúdo do seu Site em Portugal
O que é CPC?
Com a publicidade paga, ou conhecida como pagamento por clique (CPC), você paga para colocar seu conteúdo no topo do Google, aumentando a probabilidade de os clientes clicarem em seu site.
Ao contrário do SEO, que classifica você com base na qualidade e relevância do seu conteúdo, a publicidade paga classifica você com base no fato de que você pagou para visitar.
A beleza dessa estratégia é que você só paga ao Google quando alguém clica no seu anúncio.
Portanto, você não paga até que os clientes interajam com seu anúncio. Isso se baseia na ideia de que quando um cliente clica, ele está interessado em seu produto/serviço e pronto para comprar.
Agora que já entendemos o que são CPC e SEO, vamos dar uma olhada nos prós e contras de cada um, dá uma olhada!
SEO vs CPC: vantagens e desvantagens de cada um
Agora que você sabe o que são SEO e CPC e como eles funcionam, vamos dar uma olhada nos prós e contras de cada estratégia. Isso ajudará você a avaliar qual rota é melhor para o seu negócio, em vez de pular direto.
Vantagens do SEO
- SEO é mais barato a longo prazo
Uma das maiores vantagens do SEO é que é muito mais barato que o CPC.
Na verdade, o SEO pode ser gratuito, pois qualquer pessoa pode começar a criar seu próprio conteúdo.
Independentemente do setor em que você está, a opção existe para você começar.
Agora a qualidade do seu conteúdo é onde entra o custo, pois para acertar é preciso contratar profissionais.
Isso porque simplesmente lançar muito conteúdo de baixa qualidade não vai fazer o trabalho.
Lembre-se de que um dos fatores mais importantes do SEO é produzir conteúdo de alta qualidade que as pessoas realmente querem ler.
Quando você cria conteúdo que classifica e atrai pessoas para o seu site, ele tem custo zero. Como você não teve que pagar para estar lá, não precisa pagar toda vez que alguém clica.
A razão pela qual eles estão clicando é porque eles acham seu conteúdo útil – não porque você comprou essa posição.
Mesmo quando você considera o custo de pagar uma agência ou investir em ferramentas de SEO, é muito mais barato que o CPC a longo prazo.
- Você pode segmentar diferentes estágios do funil
Quando se trata de seu público, nem todas as pessoas estarão no mesmo estágio do funil.
Essencialmente, um funil de vendas é onde seus clientes estão em sua jornada de compra. Para explicar melhor esse ponto, veremos dois tipos diferentes de clientes em uma loja de roupas.
- O cliente A sabe exatamente qual blusa vai comprar, pois já o viu online.
- O cliente B está apenas “dando uma olhadinha” e não precisa de nada em particular.
Esses dois clientes estão em dois estágios muito diferentes do funil de vendas. O cliente A está no estágio de ação, pois está pronto para fazer uma compra.
Eles sabem exatamente o que querem e estão na loja para comprar.
O cliente B é o estágio de conscientização, pois talvez eles tenham visto seus produtos no Instagram, mas ainda não estão prontos para comprar.
Em termos de promoção de seu produto/serviço on-line, é importante atender a esses dois clientes diferentes tipos de conteúdo adequados ao estágio em que se encontram.
Quando se trata do cliente A, você quer reafirmar que a escolha de compra dele está correta o que poderia assumir a forma de comentários de clientes.
Para o cliente B, você precisa fazer com que eles ultrapassem a linha para fazer uma compra, portanto, você deve fornecer conteúdo a eles, como blogs detalhados ou infográficos.
O lado bom do SEO é que você pode criar muitos tipos diferentes de conteúdo, cada um adaptado às necessidades do seu usuário final e onde ele está no funil de vendas.
- O SEO está sempre lá
Depois de criar conteúdo significativo e de alta qualidade, você aproveitará o tráfego para o seu site nos próximos anos.
Sim, anos!
É por isso que o SEO é importante, pois não possui o mesmo botão liga / desliga que o CPC.
Quando você se envolve em publicidade paga, você tem apenas um determinado orçamento para utilizar.
Depois que seu orçamento foi gasto, o Google deixará de exibir seu anúncio até o dia seguinte ou até que você complete seus gastos.
No entanto, com o SEO, depois de fornecer conteúdo útil aos clientes, eles continuarão visitando seu site várias vezes.
Isso porque você demonstrou que pode ajudá-los a resolver um problema específico. Você provou seu valor.
Claro, é importante não deixar as postagens do blog acumulando poeira. Para tirar o máximo proveito deles, você deve atualizar o conteúdo regularmente.
- Ajuda a construir autoridade de marca
Ao aparecer consistentemente no topo do Google para palavras-chave específicas, você está construindo confiança e autoridade de marca com seu mercado-alvo.
Como você está aparecendo no topo dos resultados de pesquisa, isso mostra aos clientes que você é o especialista a quem eles devem recorrer, o que os incentiva a clicar no seu conteúdo.
Quanto mais pessoas clicarem, mais você aumentará a autoridade da sua marca.
Isso ocorre porque você está mostrando ao Google que está respondendo à consulta de pesquisa de um cliente de maneira eficaz, pois eles escolhem clicar em você.
Portanto, isso significa que você é o especialista e é o seu conteúdo que eles devem continuar a veicular primeiro.
Desvantagens do SEO
- Os algoritmos do mecanismo de pesquisa mudam com frequência
Uma das coisas mais confusas sobre SEO é tentar entender o Google. E, honestamente, você nunca será capaz de entendê-lo completamente.
Mesmo olhando para cada um dos 200 fatores de classificação, você nunca pode ficar realmente à frente da curva.
Por quê?
Porque o algoritmo do Google está sempre mudando. Ele gosta de manter os profissionais de marketing na ponta dos pés, digamos.
Isso significa que você terá que revisar regularmente seus esforços de SEO para garantir que ainda esteja marcando todas as caixas certas.
Além disso, dependendo de como você se adapta a essas mudanças, as atualizações do Google podem ajudar ou prejudicar seu SEO.
Isso porque o Google reconsidera os fatores de classificação dos sites para garantir que eles ainda ofereçam a melhor experiência do usuário.
Seu objetivo é melhorar continuamente a forma como os clientes encontram informações, para que possam acessar as informações de que precisam o mais rápido possível.
Então, quando você se envolver em SEO, sempre fique de olho no Google.
- Envolve muita espera
Se você espera ver resultados imediatamente com SEO, ficará muito desapontado. Leva tempo para que essa estratégia produza resultados, pois você precisa criar autoridade no site.
Você estará competindo com sites maiores, então você não pode esperar que o Google apenas o puxe direto para o topo.
Você precisa provar a si mesmo, o que só é possível com o tempo. Isso dá ao Google a chance de ver que seu conteúdo vale a pena à medida que os clientes clicam nele.
Então sente-se firme e tenha fé em sua estratégia de SEO.
- É preciso habilidade
Qualquer um pode cair na armadilha de apenas pensar que pode “fazer” SEO. E isso porque, tecnicamente, qualquer pessoa pode “fazer” conteúdo.
Como mencionamos anteriormente, não há nada que impeça você de escrever seu próprio conteúdo e criar seu blog.
No entanto, a pergunta que você precisa se fazer é: “qual será a qualidade do conteúdo?”
Conteúdo de qualidade é o que determina a eficácia do seu SEO. Ninguém quer ler um monte de bobagens, pois eles simplesmente clicarão em seu blog e encontrarão um de seus concorrentes.
Isso é exatamente o que você não quer que aconteça e prejudicará seu SEO.
A solução é contratar uma equipe de especialistas. Esses são os caras que sabem o que é preciso para que seu conteúdo seja visto pelas pessoas certas.
Desde pesquisar palavras-chave até realizar análises de concorrentes e criar uma estratégia eficaz de backlinks, há muito o que acertar.
No marketing de redes sociais, os especialistas criam e planejam conteúdo para você, ajudando a melhorar o seu SEO e aumentando o seu alcance.
Visite o site da agência de marketing digital Portugal para mais informações.
Saiba mais: Quanto cobra um Social Media em Portugal
Agora que vimos as vantagens e desvantagens do SEO, vamos fazer o mesmo com a publicidade paga, confira:
Vantagens do CPC
- Você pode desfrutar de resultados rápidos
Ao contrário do jogo de espera que faz parte do SEO, você pode ver os resultados da publicidade paga em questão de horas.
Como você está pagando para pôr os seus anúncios ou site no topo da página do Google, você terá mais chances das pessoas verem seus anúncios e conhecerem sua marca.
- Você pode identificar seu público
Ao configurar uma campanha de CPC, você pode escolher quem deseja segmentar com seus anúncios.
Isso permite que você se concentre mais em seus esforços de marketing, pois pode segmentar pessoas com base em vários fatores, incluindo onde moram, idade, estado civil, trabalho ou interesses.
Isso ajuda a garantir que as pessoas certas estejam clicando em seu site. Não é bom ter muitas pessoas clicando em seu anúncio (pelo qual você será cobrado), a menos que elas façam uma compra.
É por isso que aprimorar seu público-alvo é fundamental, pois você pode garantir que cada clique seja um investimento que vale a pena.
Essencialmente, comparado ao SEO, a publicidade paga é mais orientada para o comprador. Isso porque o Google só mostra anúncios se achar que é relevante para o cliente final.
Portanto, é a intenção do usuário que determina se um anúncio deve ser exibido ou não, o que significa que as pessoas que veem seu anúncio têm maior probabilidade de clicar e fazer uma compra.
- Esta abordagem é muito menos dispersa.
Os anúncios CPC aparecem antes do conteúdo orgânico
Como já mencionamos, seus clientes querem informações e querem agora. Eles não têm tempo para pesquisar todo o Google tentando encontrar a resposta que estão procurando.
Quando recebemos uma página de resultados de pesquisa, automaticamente analisamos os resultados de pesquisa na parte superior para obter a melhor resposta.
No entanto, independentemente da qualidade do seu conteúdo, os anúncios pagos ainda aparecem primeiro.
Isso significa que as pessoas podem acabar clicando em anúncios pagos em vez de em conteúdo orgânico, simplesmente porque é a primeira coisa que veem.
Eles podem não ter tempo de percorrer os anúncios e podem apenas no primeiro resultado que parece responder à sua consulta.
No entanto, os consumidores estão se tornando mais experientes com o fato de que os anúncios pagaram para estar lá. Afinal, eles têm o rótulo de “anúncio” no lado esquerdo da URL.
Desvantagens do CPC
- CPC é mais caro
Por ser pago por clique, você está literalmente pagando toda vez que alguém clica no seu anúncio.
Não é suficiente apenas considerar as taxas de cliques. Seus clientes realmente precisam converter para que isso seja um investimento que valha a pena.
Os anúncios só vão te trazer tráfego, mas não há garantia de uma venda real só porque alguém “clicou”.
Portanto, seu foco principal precisa estar nas taxas de conversão.
Por exemplo, se você receber 100 cliques, mas sua taxa de conversão for de 1%, precisará garantir que esses 100 cliques custem menos do que a venda de um produto. Caso contrário, você só irá perder dinheiro.
- ROI pode ser mais baixo
Embora o SEO demore mais para produzir resultados, os resultados duram muito mais. Como mencionamos anteriormente no post, depois de produzir conteúdo de alta qualidade, ele continuará produzindo resultados nos próximos anos.
No entanto, o oposto é verdadeiro quando se trata de CPC.
Os resultados são instantâneos, mas também são de curto prazo. Você tem que pagar para jogar, então, quando o dinheiro parar, sua exposição também acaba.
A menos que você esteja aumentando seus gastos, seu anúncio será essencialmente desativado, o que significa que seus clientes não o verão mais. O Google servirá a eles outra coisa.
O ROI da publicidade paga é, portanto, focado em objetivos de curto prazo. Você subtrai quanto gasta em anúncios pagos de quanto ganha vendendo seu produto ou serviço.
No entanto, como já abordamos, é importante que você ganhe mais com as vendas do que gasta na obtenção de cliques.
- O crescimento é limitado pelo orçamento
Novamente, isso remete ao fato de que você precisa pagar para ser visto pelo seu público.
Portanto, para causar um impacto real, você precisa ter um pouco de orçamento. Toda vez que alguém clica em seu anúncio, o Google deduz parte do seu orçamento até que você não tenha mais nada.
Por sua vez, isso atrapalha seu crescimento, pois você só tem uma certa quantia de dinheiro para investir.
Em contraste, o SEO orgânico pode durar para sempre. Se você está produzindo conteúdo de alta qualidade que seus usuários consideram útil, está dando ao Google exatamente o que ele deseja. E melhor ainda, você não precisa gastar um centavo!
- Os anúncios CPC podem ficar obsoletos
Por causa das regras estabelecidas pelo Google, você tem menos controle quando se trata de personalizar seu anúncio pago.
Um dos maiores problemas com isso é que seu copywriting pode acabar soando muito como um de seus concorrentes.
Como resultado, você não está realmente dando ao seu público um bom motivo para escolher você, e isso acaba ficando obsoleto.
Se não houver nada em seu anúncio que chame a atenção do consumidor, a probabilidade de ele passar por você é alta.
Você quer falar com seu público e criar uma conexão instantânea que os faça querer clicar no seu site.
Você não quer que seu público simplesmente passe por você, o que pode ser muito fácil de fazer se seu texto for corporativo e sem graça.
Isso é definitivamente algo a considerar ao avaliar se o CPC é adequado para o seu negócio.
Em contraste, o SEO permite que você personalize seu título e meta descrição para torná-lo clicável.
É claro que ambos devem conter sua palavra-chave de destino, pois é isso que permite que seu público-alvo encontre você.
No entanto, a maneira como você incorpora essas palavras-chave fica a seu critério.
SEO vs CPC: unidos são mais fortes
A publicidade paga e o SEO podem funcionar em harmonia?
Claro que podem!
Não precisa ser uma tática sobre a outra, pois muitas vezes a melhor abordagem é tirar proveito de ambas.
Como abordamos, ambas as estratégias de marketing são eficazes de maneiras diferentes.
Portanto, faz sentido usar ambas as abordagens ao promover seu negócio para que você envolva o maior número possível de clientes.
Veja como você pode combinar as duas estratégias para que funcionem em perfeita parceria:
- Crie anúncios redirecionados
Se alguém visitou seu site sem comprar nada, há algo que você possa fazer para dar um empurrão extra?
Especialmente se eles visitaram a página de checkout, isso indica que eles estão quase prontos para comprar.
É aí que os anúncios redirecionados são muito úteis, pois você pode solicitar que esses visitantes voltem e concluam a compra.
As pessoas se distraem facilmente e podem acabar deixando produtos abandonados no carrinho de compras.
Ver um anúncio funciona como um ótimo lembrete e os incentiva a retornar ao seu site.
- Use anúncios de rede social para promover conteúdo
Impulsionar seu conteúdo através de planos de redes sociais é uma ótima maneira de colocá-lo na frente do seu público-alvo.
Embora você queira que ele seja classificado organicamente, esses tipos de anúncios podem dar o impulso extra de que ele precisa.
Também faz sentido promover seu site em tantos canais quanto possível, já que você gastou tempo e esforço para criá-lo!
A gestão de redes sociais da nossa agência ajuda muito nesse processo, não deixe de conferir mais informações no nosso site.
- Use dados dos anúncios para melhorar sua estratégia de SEO
Os anúncios CPC fornecem muitos dados úteis, desde palavras-chave com melhor desempenho até chamadas para ação com maior conversão para taxas de cliques.
Portanto, você pode usar os dados coletados de seus anúncios CPC para escolher os melhores tópicos sobre os quais escrever, bem como personalizar seus títulos e palavras-chave para atrair seu público-alvo.
SEO vs CPC: qual é a melhor escolha para o meu negócio?
Então, publicidade paga, SEO orgânico ou ambos?
A escolha é sua.
Esperamos que, depois de ler a postagem do blog acima, você tenha uma melhor compreensão do que são essas duas estratégias e os prós e contras de usar cada uma.
No entanto, você não precisa escolher um outro. Muitas vezes a melhor solução é se dedicar a ambos na medida do possível.
A coisa mais importante a lembrar é que SEO é uma escalada constante. Embora leve tempo para ver os resultados, ele continuará gerando valor para o seu negócio ano após ano.
O CPC, por outro lado, pode fornecer ganhos rápidos e permite que você veja os resultados imediatamente.
No entanto, quando o dinheiro para, seus anúncios param, então essa tática tem uma vida útil limitada.
Independentemente de qual estratégia você decida usar, você precisa da equipe certa para fazer isso acontecer.
É aí que entra a agência de marketing digital Portugal. Administramos o seu conteúdo na rede social para você e o mantemos informado durante todo o processo.
Nossa equipe de especialistas sabe o que é preciso para produzir resultados para o seu negócio, seja por meio de gestão de tráfego pago ou SEO.
Entre em contato conosco hoje mesmo para fazer o seu orçamento!