Quando nos aprofundamos na estratégia de marketing digital, um dos pontos-chave é onde e quanto investiremos em campanhas publicitárias.
As redes sociais são protagonistas em todas as estratégias, pois permitem atingir o público desejado graças às suas segmentações.
Mas em qual plataforma é melhor investir? A resposta está onde quer que seu público-alvo esteja. Mas você sabe como encontrá-lo?
Para que você não tenha dúvidas, neste post a Agência de Tráfego Pago te ajuda a determinar as diferenças entre Facebook Ads e LinkedIn Ads. Confira!
Principais diferenças entre Facebook Ads e LinkedIn Ads
Antes de começar a analisar quais são as melhores estratégias em Facebook Ads e LinkedIn Ads, é importante ter em mente que são redes sociais muito diferentes e dedicadas a públicos muito diferentes.
Anúncios do Facebook
Como você sabe, o Facebook é uma rede social para uso pessoal. A intenção do Facebook, e os seus algoritmos deixam-no cada vez mais claro, é que partilhemos as nossas experiências com os nossos amigos e familiares, e que nos divirtamos enquanto navegamos nesta rede social.
Ainda assim, o Facebook também é usado profissionalmente. Na verdade, muitas vezes encontramos a nossa informação profissional que também pode ser utilizada, por exemplo, em grupos de profissionais que partilham as suas dúvidas ou experiências.
A plataforma que o Facebook disponibiliza aos profissionais que pretendem realizar campanhas pagas é o Facebook Ads, que nos permite segmentar demograficamente ou com base nos interesses, ou interações dos utilizadores.
Anúncios do LinkedIn
O LinkedIn, por outro lado, é a rede social para uso profissional. Neste ponto, um profissional que se preze deve ter um perfil impecável no LinkedIn, com uma rede de contatos bem mantida e atento às atualizações.
Embora seja verdade que o Linkedin Ads está num processo de melhoria contínua de soluções para empresas, se falamos de conteúdo patrocinado ainda está longe do Facebook em termos de funcionalidades.
Mas quando nos preparamos para realizar campanhas CPC nas redes sociais, não devemos olhar apenas para as funcionalidades das plataformas: o importante é saber se o investimento chegará ao público que queremos atingir e gerará a conversão que queremos. Essa é a chave!
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Relação entre inbound marketing e campanhas CPC
Após esta breve introdução diferenciando Facebook Ads e LinkedIn Ads, acho necessário deixar claro.
Você deve estar se perguntando o seguinte: uma estratégia de CPC, ou seja, outbound, cabe em uma estratégia de atração como o inbound marketing? A resposta, sem dúvida, é sim, já que campanhas pagas dentro de uma estratégia de inbound…
- Aceleram os resultados, pois a combinação de ambas as estratégias permite atingir mais rapidamente os objetivos estabelecidos.]
- Permitem-nos criar uma melhor e maior segmentação de público, pois graças ao inbound ganhamos muito em termos de conhecimento dos nossos seguidores ou leitores.
- Ajudam, sem dúvida, a posicionar a marca e a obter mais reconhecimento.
O Inbound é uma estratégia de longo prazo, portanto, combiná-lo com campanhas pagas no início pode nos ajudar a alcançar resultados.
À medida que a estratégia inbound avança, podemos reduzir o investimento em CPC até eliminá-lo quando o canal orgânico (principal canal da metodologia inbound) já apresenta resultados por si só.
Em anúncios do Facebook
Se somos uma empresa com modelo B2C
Se nossa empresa vende diretamente ao consumidor, o Facebook é uma boa plataforma para divulgar nosso produto ou serviço.
Anunciar aqui nos permite promover conteúdo de interesse de nossa buyer persona para capturar seu email e, posteriormente, nutrir esse contato até que ele esteja pronto para adquirir nosso produto ou serviço.
Se somos uma empresa com modelo B2B
Se a nossa empresa procura encontrar públicos como empresas ou profissionais, também podemos anunciar no Facebook Ads.
E no final, o perfil profissional que queremos alcançar é o de uma pessoa que certamente usa o Facebook.
Claro que temos que ter muito cuidado com o tipo de publicidade que fazemos, pois não se trata de uma rede social de uso profissional intensivo.
Desta forma, se quisermos atingir esse perfil, promoveremos conteúdos que possam interessá-los, mas tentaremos evitar a promoção direta de produtos ou serviços, principalmente se exigirem um grande investimento ou se for um processo de compra criterioso.
Não só podemos gerar uma imagem ruim, mas também podemos ser excessivamente invasivos.
Anúncios do LinkedIn
Se somos uma empresa com modelo B2C
Caso a nossa empresa pretenda chegar ao consumidor final, não recomendaria, à partida, a realização de campanhas no LinkedIn. Embora eu recomende que você faça uma avaliação detalhada para descartá-lo completamente.
Anunciar no LinkedIn costuma ser mais caro do que no Facebook porque nos permite segmentar o público com base nas suas características profissionais.
Se vendermos ao consumidor final, o LinkedIn não seria o local ideal para anunciar.
Além disso, as pessoas que se conectam ao LinkedIn costumam fazê-lo em ambiente profissional, seja porque estão lendo artigos e notícias, seja porque estão em contato com outros profissionais.
Se somos uma empresa com modelo B2B
Caso nossa empresa tenha como alvo outras empresas, o local ideal para realizar uma campanha CPC é o LinkedIn Ads.
Porém, para saber se vale a pena anunciar no LinkedIn, teríamos que analisar cuidadosamente qual é o valor vitalício do cliente ou qual seria o faturamento por cliente.
Desta forma, se testarmos campanhas no LinkedIn podemos comparar o custo de aquisição de um cliente e ver o retorno do investimento.
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Exemplo prático: Anúncios do Facebook vs Anúncios do LinkedIn
Como já falamos antes, o LinkedIn é frequentemente criticado na área publicitária por ser caro, principalmente pela comparação feita com o Facebook.
Em qualquer caso, não considero esta afirmação totalmente correta pelo seguinte motivo: se anunciarmos no Facebook e conseguirmos muitos leads mas poucos forem de qualidade, teremos talvez gasto um valor semelhante ao que investimos no LinkedIn, onde, com o mesmo orçamento, captamos menos leads mas, provavelmente, de maior qualidade.
A qualidade aqui, importa que isso fará com que nossos anúncios encontrem pessoas realmente interessados que estamos oferecendo.
Anúncios do Facebook x anúncios do LinkedIn
Para concluir, podemos dizer que, em geral, se a nossa empresa for B2B e o nosso produto ou serviço exigir um investimento médio, ou alto, focado em profissionais de escritório, optaremos por realizar campanhas no LinkedIn Ads.
Se, por outro lado, a nossa empresa for B2C, com um produto ou serviço de médio, ou baixo investimento (ou mesmo um B2B focado no profissional de rua) optaremos pelo Facebook Ads.
Como podem ver, não é possível afirmar com certeza qual a melhor plataforma para a realização de campanhas publicitárias, mas podemos decifrar qual a mais adequada de acordo com o tipo de público que nos dirigimos.
Que tipo de campanha funciona melhor para sua empresa? Deixe-me saber na seção de comentários!