O gestor de tráfego é responsável por configurar e rastrear campanhas publicitárias online para aumentar o número de visitas a um site ou aplicativo.
Este subconjunto do marketing digital é uma carreira relativamente nova cuja demanda aumentou à medida que o comércio eletrônico e os serviços digitais se tornaram mais predominantes.
As pessoas que têm sucesso nesta função são criativas e analíticas, têm grande atenção aos detalhes e gostam de encontrar tendências e fazer sugestões para aumentar o crescimento.
O gestor de tráfego é um especialista em como funciona o processo de vendas e na aplicação de práticas de marketing digital que resultam em um aumento no tráfego da web.
Se você quer saber mais sobre essa profissão incluindo quanto ganha um gestor de tráfego, continua lendo este post!
O que um gestor de tráfego faz?
O trabalho de um gestor de tráfego é gerar visitas a sites ou aplicativos, configurando, rastreando e otimizando o desempenho de campanhas publicitárias digitais.
Suas principais responsabilidades consistem em monitorar os hábitos de navegação dos internautas e incentivá-los a visitar um site, baixar um aplicativo móvel ou realizar alguma outra ação que beneficie a empresa.
Para ter sucesso na sua função, os gestores de tráfego devem compreender intimamente o que impulsiona os consumidores no público-alvo da sua empresa e adaptar as campanhas promocionais de acordo.
Usando dados de desempenho, o gestor de tráfego também pode fazer previsões sobre como os consumidores reagirão às comunicações futuras da empresa, o que os ajuda a construir planos de vendas eficazes que geram receita e aumentam o número de usuários para o negócio.
Saiba mais: O que faz quem gerencia redes sociais em Portugal?
O que um gestor de tráfego faz?
Muitas tarefas diferentes se prestam a uma estratégia completa de um gestor de tráfego.
Um excelente gestor de tráfego garante que todo o material de marketing e o trabalho dos serviços de conta sejam movidos de forma eficiente pelo pipeline, com o objetivo geral de direcionar mais tráfego.
Algumas de suas responsabilidades mais importantes incluem:
- Liderar todos os aspectos da implementação de campanhas digitais, testes de anúncios e análise de dados.
- Configuração e monitoramento do sucesso das campanhas.
- Colaborar em planos de publicidade estratégicos e táticos com os departamentos de marketing, vendas e técnico.
- Analisar dados de tráfego e fazer recomendações com base em suas conclusões.
- Gerenciar especificações e configurações de anúncios de equipes internas e clientes.
- Otimizando diferentes tipos de mídia digital.
- Solução de problemas de tráfego com fornecedores de veiculação de anúncios, tecnologias de terceiros e departamentos internos e externos.
- Adaptação de campanhas para atingir metas de gastos e desempenho do cliente.
- Trabalhando ao lado dos membros das equipes de marketing, mídia, criação e sucesso do cliente que atendem ao cliente.
- Definir a estratégia do programa, atender às solicitações dos clientes, testar a garantia de qualidade e implementar aspectos criativos dos anúncios.
- Acompanhamento de orçamentos de campanha.
Saiba mais: Como Melhorar o Conteúdo do seu Site em Portugal
Quanto ganha um gestor de tráfego em Portugal?
O gestor de tráfego recebe 150 a 800 euros por mês por cliente em Portugal. Isso se baseia em um salário base médio de 9672 € por ano.
No entanto, esse salário pode aumentar caso se trate de um profissional estabilizado na carreira e com mais experiência.
Aqui está uma tabela com os valores para dar uma ideia melhor de quanto ganha um gestor de tráfego em Portugal:
- Iniciante: Entre 150 a 200 € por mês
- Intermediário: Entre 200 a 350 € por mês
- Profissional: Entre 350 a 500 € por mês
- Especialista: Mais de 1.000 € por mês
Nesse caso, o salário de um gestor de tráfego depende das habilidades do profissional, assim como, o tempo que ele atua na área.
Vale relembrar que esta é uma carreira recente no meio do marketing digital e por isso continua crescendo de forma gradual.
Para encontrar um gestor de tráfego para sua empresa, visite o site da agência de marketing digital Portugal, e confira os planos e preços!