O que um Designer de Redes Sociais faz?

Um designer de redes sociais é uma peça fundamental para vários aspectos do marketing de mídia social.

Esses profissionais ajudam a tornar os sites atraentes, fornecem os gráficos perfeitos para postagens em blogs e criam artes incríveis para mídias sociais.

Há muito tempo que estamos habituados a ter gestores de redes sociais e designers separados. No entanto, o mundo do marketing está ainda mais dinâmico e é necessário combinar ambos os papéis num só. Veremos como conseguir isso neste post.

O que um Designer de Redes Sociais faz?

O que é um designer de redes sociais?

Este é um bom ponto de partida, pois nos ajuda a compreender as responsabilidades de um designer de redes sociais.

O designer gráfico tradicional utiliza habilidades criativas para produzir designs para diversos fins. Vai além da mídia impressa, chegando à edição, animação e gráficos para mídias sociais.

O design gráfico moderno exige muito mais. Agora, o designer precisa se adaptar a diversas plataformas para ajudar na construção do reconhecimento da marca.

Hoje em dia, a descrição do trabalho de um designer gráfico inclui, mas não está restrita a:

  • Definir o escopo dos projetos após discussão com os clientes.
  • Empregar software de edição de fotos, software de layout e software de ilustração digital para criar designs.
  • Apresentar aos diretores de arte e clientes conceitos de design.
  • Revisar os projetos antes da publicação ou impressão final.

Olhando para isso, é quase impossível adicionar o trabalho de um social media à mistura.

Os gestores de redes sociais têm a responsabilidade de seguir tendências, montar campanhas nas redes sociais e produzir conteúdo. Para obter o melhor dos dois mundos, você precisa da experiência de um designer de redes sociais.

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A relação entre redes sociais e design gráfico

Ambos têm uma relação simbiótica. Se alguém conseguir dominar ambos, o indivíduo se tornará o maior guru da mídia social. Isso maximiza a criatividade e o sucesso na execução de campanhas de mídia social.

Em primeiro lugar, o uso de designs de primeira linha ajuda a aumentar o sucesso das campanhas nas redes sociais.

É simples entender isso porque você se sente mais atraído por belos gráficos antes de ler o conteúdo. Depois de ler, você deseja compartilhar por causa dos belos gráficos e conteúdo.

Em outras palavras, gráficos limpos e criativos ajudam a causar uma primeira impressão perfeita. Os designers de mídia social mesclam gráficos limpos com conteúdo criativo, em última análise, irresistível.

Isso é importante agora que o público busca conteúdo mais envolvente. Os gráficos tornam o conteúdo mais interativo e atraente.

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O que um designer de redes sociais faz?

Tentando ser o mais simples possível, essa função exige que o indivíduo elabore conteúdos originais e os publique.

Resumindo, significa que o indivíduo precisa criar conteúdo, projetar gráficos que o acompanhem e postar ambos nas redes sociais.

Para ter sucesso neste trabalho, é preciso ser criativo, motivado e conhecer técnicas de marketing. Vai além de ter conhecimentos de informática e conhecimento de design, mas sim ter um alto nível de organização para corresponder a essas habilidades.

Abaixo está um resumo das responsabilidades dos designers de mídia social:

  • Criação de conteúdo para mídias sociais.
  • Configurar campanhas que irão atrair o público-alvo e aumentar o tráfego.
  • Crie páginas, aplicativos e postagens que atrairão clientes potenciais.
  • Crie aplicativos e páginas da web usando habilidades de programação.
  • Usando análises para medir indicadores-chave de desempenho (KPI).

Ao considerar as responsabilidades acima, o indivíduo precisa possuir as seguintes habilidades:

  • Habilidades eficientes de design gráfico.
  • Habilidades de comunicação de alto nível.
  • Criatividade.
  • Proficiência em marketing.
  • Possuir automotivação.
  • Hábil em apresentar ideias originais.

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Como um designer de redes sociais pode ajudar sua empresa?

A necessidade de marketing de mídia social nos apresenta um novo desafio. Um que requer a combinação de dois empregos, gestor de rede social e designer gráfico, em um só.

Isso significa que os gurus da mídia social agora devem ir além da produção de artigos envolventes e adicionar também imagens visuais.

Com isso, à medida que criam novos posts, eles pensam nos melhores gráficos para acompanhar seu conteúdo.

Portanto, eles precisarão responder perguntas como “quais as melhores imagens para este conteúdo? Devo adicionar texto sobre as fotos? Ou devo criar memes?”

Esta nova responsabilidade exige que o indivíduo compreenda o espaço da mídia social e também a marca. Há também a necessidade de possuir habilidades de design gráfico para ajudar a conseguir entregas visualmente estimulantes.

Tudo isso levanta uma questão: como os designers de mídia social se preparam para serem eficientes em suas funções?

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Fazendo a transição para a função de designer de redes sociais

O que podemos deduzir das responsabilidades e competências necessárias acima? Os designers gráficos podem assumir o papel de gestores de redes sociais e vice-versa. Fazer isso cria o especialista qualificado de rede social.

Como você pode fazer a transição? Algumas habilidades são difíceis ou impossíveis de aprender. Uma dessas habilidades é a criatividade. Porém, ambos os trabalhos já exigiam criatividade, portanto a transição nesse sentido não deveria ser difícil.

É tudo uma questão de reutilizar suas habilidades criativas. Com isso resolvido, você precisa aprender o básico.

Por exemplo, um gestor de redes sociais precisa aprender a usar ferramentas de design gráfico. Por outro lado, o designer gráfico deve aprender os fundamentos do gerenciamento de mídias sociais e do uso de análises.

As empresas que possuem ambos em suas equipes podem ajudá-las a fazer a mudança, fornecendo treinamento.

De qualquer forma, é muito mais fácil para o gestor de redes sociais assumir as responsabilidades gráficas do que o contrário. Aqui estão algumas dicas úteis:

Aprendendo a usar software e ferramentas de design

É aqui que muitos gerentes de mídia social sentem um pouco de fobia. No entanto, você pode aprender com vídeos do YouTube ou ler blogs de design.

Esses recursos fornecem instruções diretas sobre como usar software e ferramentas de design.

Além disso, serão necessários alguns períodos extras de prática pessoal. Depois de um tempo, você deverá se tornar um profissional em design usando softwares como o Photoshop.

Existem tantos aplicativos de design alternativos que os designers de rede social podem usar atualmente. Esses recursos ajudam você a criar designs com muito mais facilidade. Eles fornecem modelos de design, a maioria dos quais são gratuitos.

Tudo o que você fará é retocar as cores de fundo, adicionar texto ou imagens relevantes. Um exemplo desse recurso de design alternativos é o Canva.

Aprendendo linguagem e estratégias de marketing em mídias sociais

Isso ajudará a transformar um designer gráfico em um designer de redes sociais. Como já conhecem design, tudo o que aprenderão é como usar as redes sociais de maneira adequada.

A mídia social vai além da postagem de imagens e vídeos. Requer uma compreensão de como atrair tráfego, o uso de análises e muitas outras técnicas.

O indivíduo pode aprender isso por meio de postagens em blogs e vídeos do YouTube. A prática contínua leva à perfeição nesse aspecto.

Aprenda a ser o maior especialista em mídias sociais

Ao criar postagens nas redes sociais, é importante não se perder. É muito possível ser pego apenas promovendo serviços ou criando conteúdo divertido.

No entanto, você precisa ir além de tudo isso para satisfazer a necessidade do seu público.

Em vez de autopromoção, você precisa se concentrar na criação de conteúdo útil em seu nicho. No final das contas, trata-se de criar equilíbrio, sendo envolvente, criativo e sensível.

Conclusão

Uma nova era está chegando, que exige o papel híbrido de um designer de redes sociais.

As responsabilidades atribuídas ao designer de redes sociais exigem a garantia de que a pessoa certa seja contratada.

A DUNA Marketing Digital oferece a conveniência de escolher entre designers de mídia social de elite para suas necessidades de negócios.

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